quarta-feira, 9 de março de 2011

Quiche de tomate com mostarda

Demorei, mas voltei. O feriado acabou tomando conta do meu tempo e não consegui vir postar, mas agora vai a receita que fiz na sexta à noite. Ficou divino meu quiche!! Então segue aí a receita, com algumas dicas e adaptações. Embora pareça complicado, até que foi simples de fazer!

Você vai precisar de:

Para a massa:
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1/4 de xícara (chá) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de água gelada
. Sal a gosto

Para o recheio:
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 1 xícara (chá) de cebola em rodelas
. 6 tomates maduros e firmes
. Feijão cru
. 2 colheres (sopa) de mostarda
. 2 xícaras (chá) de mussarela ralada grossa
. 1 colher (sopa) de salsa picada (ou orégano, se preferir)
. 150 g de presunto magro

Dicas: eu fiz com orégano, porque não gosto de salsa. A receita original também não leva presunto, mas eu acrescentei pra dar uma incorpada. Fica bom! A mussarela ralada eu substitui por queijo ralado normal, aquele parmesão que vem no saquinho. O ideal é que a fôrma seja redonda, de tamanho médio, e que tenha fundo removível. Não sei o tamanho exato, usei a que tinha em casa.

Modo de preparo: em uma tigela, misture a farinha, a manteiga e o sal e amasse com a ponta dos dedos. Acrescente a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora. Recheio: Coloque duas colheres (sopa) do azeite e a cebola em uma panela e frite em fogo baixo por dez minutos. Reserve. Ferva água em uma panela pequena e mergulhe os tomates por alguns segundos. Escorra-os e retire as peles. Corte-os em rodelas e reserve. Aqueça o forno em temperatura média, aproximadamente, 180°C. Unte a fôrma. Estenda a massa sobre ela, levantando as bordas até a altura de 2,5 cm. Fure todo o fundo com um garfo. Cubra a massa enformada com papel-alumínio e encha de grãos de feijão cru (acredite! só não sei o objetivo, mas deu certo). Leve ao forno por dez minutos. Tire o papel-alumínio e o feijão. Espalhe a mostarda sobre o fundo da massa. Intercale fatias de tomate e cebola e regue com o azeite restante. Tempere com sal. Espalhe o queijo e leve novamente ao forno por cerca de 25 minutos. Retire do forno e polvilhe a salsa ou orégano.


Ficou na fôrma, porque não tinha fundo removível. Servi o quitute para três pessoas, tranquilamente, com umas batatas chips e vinho, para acompanhar. Só tem queijo de um lado, porque minha mãe não gosta. Hehe..



Os depoimentos foram: "Olha filha, já pode casar!", da minha mãe, e "Muito gostoso, a massa está no ponto certo e o presunto foi essencial!", do meu namorado.

No próximo post, ainda hoje, vou postar a sobremesa! Brigadeiro de uva/bombom de amendoim! Não percam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão, mas não esqueça de colocar seu nome, ok?! Obrigada!