quinta-feira, 10 de março de 2011

Arroz de tomate

A-há! Finalmente me aventurei em uma coisa que eu achava ser mais elaborada: o arroz! Posso dizer que meu primeiro arroz ficou uma delícia, modéstia à parte, soltinho (pasmem!), molhadinho, com o tempero ideal pro meu paladar e um aspecto delicioso! Eu queria fazer uma receita que vi ontem, com brócolis, mas acabei fazendo com tomate e também ficou ótimo! Estou descobrindo que cozinhar não é tão difícil assim, só exige prática e paciência. Então vamos lá, começando pelo básico.

Você vai precisar de:

.1 cebola pequena
.2 dentes de alho
.2 colheres (sopa) de óleo
.1 tomate médio
.2 xícaras (chá) de arroz
.Sal a gosto

Modo de preparo: coloque o arroz em um recipiente com água para lavar. Escorra. Pique a cebola, o alho e o tomate. Em uma chaleira (ou leiteira), ferva um pouco de água. Dica: eu não sei bem a quantidade, então fervi a olho, mais ou menos até 1/4 da chaleira. Em uma panela, coloque o óleo, deixe esquentar por alguns segundos e acrescente a cebola e o alho picados. Frite por alguns minutos, sem deixar torrar, e jogue o arroz lavado na panela e um pouco de sal. Mexa por alguns minutos, até que o arroz fique esbranquiçado e um pouco frito. Em seguida, cubra todo o arroz com um pouco da água fervida. Dica: não coloque toda a água, só o suficiente para cobrir o arroz. Tampe a panela e deixe secar a água. Isso leva alguns minutos. Quando o arroz estiver mais seco, jogue o tomate picado, mexa um pouco e, novamente, despeje a água fervida até que cubra a mistura. Deixe secar por mais um tempo e, depois, prove para ver se está macio. Dica: se ainda estiver um pouco durinho, jogue mais um pouco de água e espere mais alguns minutos. Mas cuidado para não exagerar na água, pode ficar pastoso! Quando estiver seco, sirva.


Meu "primogênito" na panela.

Agora, no prato, acompanhado de um filé de frango grelhadinho.

Mas, atenção, isso tudo que eu falei foi a forma como eu fiz, e que deu certo. Deve ter outras maneiras, tipo colocar o tomate antes, não sei, mas essa é a minha receita de sucesso, baseada nas receitas que li por aí.

Agora vou fazer uma enquete pra saber quais as receitas de amanhã, uma doce e outra salgada, escolham:

Salgada: Yakisoba ou Conchiglione com cebola e tomate?
Doce: Bolo de cenoura ou Bolinho de chuva?

Até mais!

4 comentários:

  1. Oh lááááá...parabénsss amooooor =)
    Juro q me deu MUUUITA fome vendo essas fotos hahahaha guarda pra mimmmm?!?! Ahhhh e respondendo a enquete: Yakisoba e Bolinho de chuva =)
    Bjãooo minha linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu.. nao se esqueca de me chamar pra almocar com vc amanha hein!! E o meu voto vai para Yakisoba e bolinho de chuva...hummmm... vou esperar me chamar!!

    Beijinhos
    Ca

    ResponderExcluir
  3. Filhota! O seu blog está um arraso! Como já disse antes, acho que deve fazer gastronomia e assumir de vez a cozinha da mãe.Passo-a a você sem o menor ciume.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão, mas não esqueça de colocar seu nome, ok?! Obrigada!